Quem somos

Somos uma equipe de profissionais capacitadas e bem sucedidas em suas áreas de atuação, que se uniram para oferecer conhecimentos capazes de ajudar indivíduos e empresas a alcançar suas metas financeiras e viver a plenitude de suas escolhas.

PORQUE SOMOS

  • Porque acreditamos que pessoas e projetos sejam singulares e mereçam ser tratadas com respeito à sua exclusividade.
  • Porque sabemos que todo indivíduo traz em si um passado que o orienta, um presente em que decide e um futuro que se faz a partir das instruções que recebeu, mas muito mais do que ele escolheu.
  • Porque desejamos que as escolhas sejam feitas buscando equilíbrio, conhecimento amplo e a liberdade que nos leva aonde quer que desejemos estar. Financeiramente pleno, o primeiro passo.

NOSSA HISTÓRIA

Numa cidade bem pequena, havia uma menina que passava os dias lendo livros. Curiosa, para ela ‘não sei, só sei que é assim’ nunca seria uma resposta. Quando perguntada sobre qualquer coisa, sempre tentava explicar tudo o que sabia a respeito daquilo.

Essa menina tinha um sonho grande: fazer o máximo de ligações possíveis entre todas as coisas visíveis e invisíveis. Para ela, tudo estaria sempre interligado. Se ela ainda não havia descoberto exatamente qual era a ligação, não era porque não existia, mas apenas porque ela ainda não havia se esforçado o suficiente para descobrir. Queria fazer física quântica, mas acabou decidindo que Finanças – para ela, duas coisas bem parecidas, afinal – seria uma área em que ela poderia trabalhar com mais pessoas diferentes e descobrir mais ligações.

Seu nome é Fernanda e ela se tornou professora, só para passar o dia aprendendo e ensinando sobre Finanças e outras coisas relacionadas. Fernanda tinha um primo muito inteligente, desses de quem todo mundo quer ser amigo para ficar perto e aprender.

Esse primo se casou com uma moça muito esperta, dessas que têm sempre um brilho no olhar e uma palavra cordial para toda e qualquer pessoa. Renata é assim: não apenas gosta de pessoas, mas sabe dar atenção a elas e descobrir o que cada uma necessita, naquele exato momento. Mesmo que ela não esteja fisicamente presente, nunca deixa de lembrar a um amigo que está ali, curtindo suas realizações e se colocando à disposição para suas precisões. Foi assim, ligando pessoas a soluções, que ela convidou a Fernanda para ajudar a escola, os amigos, a comunidade onde está inserida a lidar melhor com seus recursos, planejar sonhos, viabilizá-los financeiramente.

‘Convidou’ talvez não seja a melhor palavra. Bem ao estilo da Renata, ela disse: ‘você precisa estar aqui’. E Fernanda obedeceu.

Renata é psicóloga e entende bastante bem de pessoas e de suas necessidades. Fernanda queria mesmo ajudar a Renata. Sabia explicar os detalhes técnicos das Finanças. Mas não podia movimentar os recursos das pessoas ajudadas. Só podia dar as dicas, os porquês. Não tinha o aparato legal para por em prática os planos que viabilizariam os sonhos. Foi então que ela se lembrou de um amigo.

Rodrigo era sócio de um escritório de investimentos. Mas não era um sócio qualquer. Fernanda e Renata jamais colocariam os sonhos das pessoas que elas queriam ajudar nas mãos de qualquer pessoa. Rodrigo era um gestor experiente de recursos escassos, aquelas economias valiosas, porque finitas. Para ele, não havia crise que não pudesse ser superada com disciplina e planejamento. Só isso já o credenciaria para a tarefa. Mas Rodrigo era ainda mais do que isso: ele também sabia lidar com pessoas, seus sonhos e aflições. Para ele, um cliente não era um número na tela. Era alguém único, que ele precisaria compreender para só então propor qualquer solução.

Por isso, Rodrigo e seu escritório de investimentos foram convidados para serem nossos parceiros.

Juntos, poderiam ajudar as pessoas a conhecer melhor os processos mentais subjacentes à tomada de decisão e os riscos e retornos de cada estratégia escolhida, colocando-a imediatamente em prática.

Mas Fernanda achou que ainda faltava alguma coisa. Lembrou que tudo está interligado e que pessoas pertencem a ‘sistemas’: famílias, empresas. Eventualmente, questões relativas a esses sistemas podem também influenciar as decisões pessoais.

Foi assim então que a Luciana entrou na parceria. Luciana é uma pessoa especial. Cruzou o caminho da Fernanda quando essa começava a dar vida a seus primeiros projetos importantes, há mais de uma década. Desde então, caminhou junto com ela.

Luciana ajudou nas decisões da Fernanda de todas as formas que um mentor pode ajudar. Nunca usou a ferramenta mais à mão, mas sim a mais adequada ao problema trazido.

Ela não é apenas atenta, mas também hábil na solução de questões complexas. Há algum tempo, Luciana disse à Fernanda: ‘tenho uma ferramenta nova, muito eficaz, vamos usar?’. ‘Claro’, foi a resposta óbvia da Fernanda, que, além de curiosa, confia plenamente na Luciana.

O que a Fernanda descobriu a partir dessa ferramenta não pode ser descrito, precisa ser experimentado. Luciana é, entre várias outras coisas, Gestalt terapeuta. Analisar problemas sistêmicos é o que ela faz nesse projeto. Como se tornar um indivíduo e um empreendimento ‘financeiramente pleno’ - se preparando para os imprevistos e bancando suas escolhas - é o que queremos que todos descubram a partir dele. Para ajudar, trouxemos e colocamos à disposição o que de melhor desenvolvemos ao longo de nossas vidas e carreiras.

A NOSSA EQUIPE

Renata Finotti
é psicóloga clínica e organizacional; responsável pelo trabalho de Inteligência Emocional voltado à tomada de decisões financeiras e co-fundadora da Financeiramente Pleno
Luciana Cardoso
é psicóloga, Gestalt-terapeuta, facilitadora sistêmica e co-fundadora da Financeiramente Pleno
Fernanda Finotti
é financista, doutora em finanças pela USP, pós-doutora em finanças pela Universidade de Columbia-USA e co-fundadora da Financeiramente Pleno
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência durante a navegação neste site. Ao continuar navegando no site, assumiremos que você está de acordo.